PASSOS PARA A LIBERDADE EM CRISTO 5: REBELIÃO E SUBMISSÃO

Encontrando liberdade e saúde através da submissão

Viver segundo os parâmetros bíblicos sempre resulta em bênçãos! Quando mais cedo você aprender e aplicar este princípio em sua vida tanto mais você usufruirá das bênçãos reservadas para quem anda neste caminho.
A seriedade do tema desta semana ficará bem clara na medida em você tomar consciência que foi a rebeldia que expulsou Lúcifer, o anjo, de luz, da presença de Deus. A Bíblia registra que para Deus “A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor que a gordura de carneiros. Pois a rebeldia é como o pecado da feitiçaria, e a arrogância como mal da idolatria” (1 Sm 15.23).
Submissão e obediência são um dos grandes desafios da vida cristã, pessoal e comunitária. No seu ponto mais profundo, o tema trata do egoísmo carnal e do desejo de governar a própria vida, emancipado de Deus; e, por outro lado, trata do desafio de crescer segundo a estatura espiritual de Jesus, que foi submisso e obediente ao Pai em tudo.
Vários estudiosos atuais comentam que vivemos num tempo de muita insubordinação e rebeldia e que este vírus também penetrou na Igreja, trazendo consigo suas consequências danosas. A saúde espiritual e a paz de muitas congregações estão afetadas pela falta de compreensão bíblica de autoridade e do imperativo de que todos devem se submeter às autoridades constituídas. A posição do membro de igreja crítico e rebelde, à primeira vista, parece ser a mais confortável, pois agindo assim ele não encara as mudanças que precisam acontecer em sua própria vida. Todavia, aqueles que aprenderam a ouvir sem criticar e se defender, reconhecendo as verdades ditas, sempre são muito beneficiados. Agir em submissão produz crescimento, transformação de vida e saúde em todos os sentidos!

E você, onde se encontra neste contexto?

Sujeitar-se às autoridades, que foram constituídas sobre a sua vida, é um ato de fé em Deus. Isto porque a Bíblia ensina que todas as autoridades foram estabelecidas por Deus (Rm 13.1). Aqui também entra em jogo a questão do senhorio de Jesus sobre a sua vida. É preciso tomar consciência que receber a Jesus como salvador é a parte mais fácil ou simples da salvação; mas, renunciar ao direito de governar sua vida, segundo a sua vontade, é um
desafio maior. Aprender a viver por obediência é aprender a viver segundo os parâmetros do Reino de Deus!

Qual a sua dificuldade neste particular da obediência? Onde você emperra?

A rebeldia e a murmuração são registradas na Bíblia muitas vezes, assim como suas consequências destrutivas. O caso mais conhecido aconteceu durante o período no qual o povo de Deus se encontrava no deserto, sob a liderança de Moisés. No livro de Números (Nm 11-20) verificamos queixas, murmuração, desobediência e revolta. A síntese desta história é clara: desobediência + rebelião = juízo de Deus. Na história da AME Deus disse claramente
(Santa Convocação) que Ele não tolera a murmuração (as queixas). Nós ouvimos o que se requer de cada um. É imperativo, portanto, que nos alinhemos com o que Deus nos disse. O temor de Deus nos livrará do seu juízo.

Qual tem sido sua atitude em relação à murmuração?

A Palavra de Deus nos adverte: “Sujeitem-se uns aos outros por temor a Cristo” (Ef 5.21). O conceito “submissão” é usado na Bíblia para descrever uma variedade de comportamentos que agradam a Deus: aos mais velhos (1 Pe 5.5); aos líderes (Hb 13.17); dos servos, empregados (1 Pe 2.18s; Tt 2.9s); das crianças aos pais (Ef 6.1); às autoridades civis (1 Pe 2.13); pais devem ser sensíveis aos filhos (Ef 6.4; Cl 3.21); pastores e presbíteros devem ser servos e não dominar (1 Pe 5.1-4). A declaração máxima sobre a questão da submissão mútua foi feita por Jesus, quando afirmou: “quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo” (veja em Mt 20.25-28).

Como você percebe a aplicação deste princípio em sua vida?

A Bíblia é clara ao dizer que os cristãos, que estão em posição de liderança, também devem ser submissos aos demais, sem distinção. Ninguém está isento de ter de se submeter a qualquer que seja. De modo semelhante, os maridos devem submeter-se a esposa: “assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela” (Ef 5.25). Por isso, o exercício de submissão e doação, no casamento, começa pelo marido e não pela esposa.

Se você é casado, como este aspecto está funcionando em seu casamento?

Não podemos amar como Cristo se não nos dispusermos a servir aos outros. Amar sem servir não é possível! Jesus nos deu o exemplo. A Bíblia enfatiza que a submissão sempre acontece através de Cristo, por causa de Cristo ou por causa do temor de Cristo. Isto significa que a submissão e a obediência acontecem dentro de um padrão, dentro de um princípio, no qual Jesus é o modelo. Isto é, nos submetemos “assim como Jesus” fez. Os atos de Jesus não tinham um fim egoísta, mas a edificação, segundo o fundamento básico do amor e a honra a Deus. É assim que Fp 2.5-8 ensina que a nossa atitude deve ser a mesma de Cristo. Isto porque nem todos os cristãos, que exercem posição de autoridade, seguem o exemplo de Cristo. Alguns usam o conceito bíblico de submissão para dominar e buscar proveito próprio. Um exemplo típico é o marido “machista” que usa a Bíblia para fundamentar seu pecado de falta de amor para com a esposa.

E você, como lidera, dentro e fora de casa?

A submissão mútua deve começar com a liderança. Pastores e líderes devem dar o exemplo. Na AME, os pastores devem se submeter à Diretoria, que é a autoridade máxima na comunidade. Quem não se submete aos líderes, de modo nenhum se submeterá a Deus. A prática da submissão mútua revela o nível de maturidade cristã de uma pessoa; por outro lado, autoritarismo revela insegurança, imaturidade e carnalidade. A chave, nesse processo,
é você desenvolver o espírito de Cristo, que deu a sua vida para recebê-la.

Ministração mútua:

Aplique o Sl 139.23s. Confesse e declare. Convide o Espírito Santo para fazer a verificação contigo. Ele não deixará que você seja nem condescendente nem severo consigo mesmo. Ele revelará a você como Deus vê.