PASSOS PARA A LIBERDADE EM CRISTO 2: IMITAÇÃO E VERDADEIRO

Das trevas para a luz

Nos escritos do Novo Testamento e nos relatos sobre os primeiros anos da igreja, lemos que um dos primeiros passos na caminhada dos novos convertidos era a renúncia dos seus envolvimentos atuais ou passados com falsas religiões e com o ocultismo. Um exemplo claro desta prática pode ser encontrado no livro de Atos dos Apóstolos. Lemos que, em Éfeso, “Muitos dos que creram vinham, e confessavam e declaravam abertamente suas más obras. Grande número dos que tinham praticado ocultismo reuniram seus livros e os queimaram publicamente. Calculando o valor total, este chegou a cinquenta mil dracmas. Dessa maneira a palavra do Senhor muito se difundia e fortalecia”        (At 19.18,19).
A Bíblia é muito clara quanto aos perigos escondidos no envolvimento com falsas religiões, rituais e outras práticas espirituais. O apóstolo Paulo nos alerta que Satanás se disfarça de anjo de luz e que também os seus servos fingem que são servos do que é bom e certo. Eles tentam imitar a verdade, mas na realidade estão conduzindo as pessoas ao engano com seus ensinos (2Co 11.13-15).
Essa é a primeira e principal intenção de Satanás: manter-nos longe do evangelho, que é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Rm 1.16). Em outras palavras, o inimigo quer manternos aprisionados com suas mentiras longe de Jesus, que é o único caminho para a salvação (At 4.12; Jo 14.6). Portanto, como discípulos de Jesus, nossa primeira atitude contra o diabo deve ser permanecer firme contra qualquer ensino ou religião que não reconheça a centralidade do propósito de Deus em Jesus Cristo conforme revelado na Bíblia. Não existem outros caminhos para Deus! É por isso que Paulo escreve aos gálatas que “ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, seja amaldiçoado! Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado!” (Gl 1.8,9; ver também 2Co 11.3,4). Evidentemente, isso não nos autoriza a sermos arrogantes, presunçosos e preconceituosos com pessoas vinculadas a outras religiões. Antes, o conhecimento da verdade deve nos motivar ao compromisso com o anúncio do evangelho e ao amor. Jesus está em busca daqueles que estão presos às mentiras de Satanás (Mc 2.17; Jo 8.31,32; 10.16; ver também Ef 2.3 e 1 Jo 3.8).
Além deste primeiro grande engano, outra armadilha que se esconde por trás das práticas espirituais não cristãs é a possibilidade de uma abertura para espíritos malignos (1Co 10.20). Na Bíblia, a realidade espiritual que nos cerca é encarada com muita seriedade. O ensino bíblico cristão reconhece a presença e a atuação de espíritos malignos, capazes de influenciar e até mesmo escravizar as pessoas (Ef 2.1-3). Paulo afirma que estamos em luta contra estes poderes e autoridades (Ef 6.12). Este mundo caído, a sociedade afastada de Deus, está sob constante influência
do Diabo (1 Jo 5.19). Portanto, “Qualquer atividade ou grupo que negue a Jesus Cristo, ofereça orientação mediante qualquer fonte alheia à absoluta autoridade da Palavra escrita de Deus, ou requeira ritos de iniciação deve ser abandonado” (Neil Anderson. Quebrando Correntes. Página 193).

Nós, recebemos uma nova identidade como filhos de Deus e temos armas poderosas para destruir fortalezas         (2Co 10.4). Nós derrotaremos o Diabo através da verdade de Deus (Jo 8.31,32). É importante que você retorne ao material sobre sua identidade em Cristo tantas vezes quanto forem necessárias. Aproprie-se da sua nova identidade e viva de acordo com ela. Tiago nos ensina:
“Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês” (Tg 4.7).

Exercício de confissão e renúncia:
1. Ore: “Querido Pai celeste, peço-te que me reveles todas as práticas ocultas, as falsas religiões e falsos mestres com que estive envolvido, voluntária ou involuntariamente”.

2. Assinale e escreva caso você se lembre de outros envolvimentos:
– Testemunhas de Jeová
– Mórmons
– Rosa Cruz
– Maçonaria
– Idolatria
– Veneração ou adoração de imagens
– Rezas católicas
– Vinculação com um santo católico
– Velas acendidas para as almas ou para um anjo da guarda
– Ciência Cristã
– Kardecismo (Espiritismo)
– Candomblé
– Umbanda
– Quimbanda
– Pacto de sangue
– Feitiçaria
– Cabala
– Cristais
– Nova Era
– Chacras
– Maldições
– Parapsicologia
– Yoga
– Meditação transcendental
– Gnose
– Hipnose
– Florais de Bach
– Regressão
– Uso de amuletos, patuás, talismãs, fetiches (ferraduras, pirâmides, crucifixos, santinhos, trevo, pé de coelho, coruja, elefante, Buda, figa, laços, fitas, correntes, anéis com símbolos, roupa usada em centro espírita, duendes, etc.)
– Benzimento
– Tomar “passes”
– Cartomancia / Tarô
– Horóscopo
– Leitura de mãos (Quiromancia)
– Bola de cristal
– Numerologia
– Psicografia
– Viagens para fora do corpo
– Cirurgia espiritual
– Levitação
– Participação em algum ritual de iniciação
– Outros:
3. Compartilhe com seu parceiro de prestação de contas
4. Ore: “Senhor, confesso-te que participei de ____________. Peço-te perdão e renuncio a __________ por ser imitação falsa da verdadeira fé”.
5. Declare: Rejeito a ti Diabo e as tuas mentiras. Sou livre em Jesus. Pela fé em Jesus, sou filho de Deus. Tu não tens mais direito sobre mim.
6. Queime esta folha como um sinal de seu pleno rompimento com o Diabo.
7. Declare ao seu parceiro: Você é livre!