ORE AS PROMESSAS DE DEUS

 

Cedo em meu ministério, eu tive uma experiência que mudou completamente o meu entendimento sobre a oração. Que transformação! Eu me sentia chamado para implantar novas igrejas e a pouco havia descoberto “a verdade sobre as reuniões de oração” no livro de Atos. Então decidi começar um encontro de oração. 

Certa noite, um crente já idoso veio participar. Enquanto ele orava eu notei algo diferente. “Eu nunca escutei alguém orar desta forma!”, eu disse para mim mesmo. Não era apenas fervor, pois eu mesmo fazia orações muito fervorosas. Parecia que os céus e a terra se encontravam no momento em que ele orava. Era algo muito real. A oração e a resposta não estavam distantes. Na verdade, caminhavam juntas. De repente, percebi que ele tinha algo. O Espírito Santo estava lá, em ação, dando-lhe certeza da resposta enquanto ele ainda estava orando! Quando eu orava, era diferente. Deus estava em algum lugar “lá em cima”, muito distante, escutando. A resposta também estava muito longe. 

A Descoberta 

Ansioso por descobrir seu segredo, eu fui procurá-lo um dia. Seu nome era Ambrósio, conhecido por todos como “tio Ambrósio”, um ferreiro aposentado que também era um pregador leigo. Quando cheguei, eu fui direto ao assunto. “Tio Ambrósio, eu gostaria muito de aprender a orar como o senhor.” Na mesma ora ele se levantou e me conduziu para fora, em direção a um celeiro vermelho. Entramos, subimos uma escada e chegamos a um monte de feno. Ali, deitadas sobre o feno, estavam duas Bíblias. O que é isto? Eu pensei. Pelo que me lembro, fui eu quem orou primeiro. Derramei perante Deus meu coração, necessidades, fardos, desejos, aspirações e ambições. Então foi a vez de tio Ambrósio orar. Na mesma hora, outra vez pude sentir a diferença. Ali, no feno, ajoelhados, olhando em seus olhos eu perguntei. Tio Ambrósio, o que é isto? Você tem algum tipo de segredo… você se importaria de compartilhar comigo? 

Eu tinha apenas 24 anos e ele já tinha 73 (viveu até os 93). Com um olhar penetrante ele me disse: “Jovem, você precisa aprender a orar as promessas de Deus.” Era tudo o que eu precisava! Minha oração nunca mais foi a mesma. Aquela palavra mudou completamente a minha compreensão sobre oração. Ela foi uma verdadeira revolução! Eu vi isto assim que ele disse. Viu o que? Bem, quando eu orava havia muito fervor, clamor, etc . Mas me faltava fé. Como diz o velho ditado: “a oração é a chave para o céu, mas é a fé que destranca a porta.” É necessário que haja fé! De onde vem esta fé? Ela vem pelo ouvir… ouvir a Palavra de Deus. A Bíblia afirma: “Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.” Romanos 10.17 

Tio Ambrósio orava a Palavra versículo após versículo, recordando a si mesmo promessa após promessa, elaborando sua oração como um advogado elabora seu caso. Enquanto isso, o Espírito Santo ia derramando no coração de tio Ambrósio a convicção de que sua oração havia sido escutada. Este velho homem de Deus conhecia as promessas aos montões. Não parecia nem que ele precisava daquelas duas Bíblias que estavam à sua frente. Não demorou muito para eu descobrir que tio Ambrósio era um poderoso intercessor. Ele acertava em cheio suas orações, porque ele o fazia orando a Palavra de Deus. Ele me ensinou o segredo da oração intercessória eficaz.  De que maneira posso agradecer suficientemente a Deus por ter me conduzido a este guerreiro de oração logo no começo de meu ministério! 

O que aconteceu comigo? Com esta nova descoberta Deus me deu uma nova Bíblia. Eu ainda não tinha aprendido a fazer da Bíblia o meu livro de orações. Também me deu uma nova motivação para estudar a Bíblia. Eu comecei a “cavar”! Agora eu estava conscientemente procurando versículos… meditando… anotando as promessas… memorizando, memorizando… memorizando! Há milhares de promessas: uma promessa para cada necessidade, fardo, dificuldade, problema e situação.  

“Jovem, aprenda a orar as promessas de Deus”! Depois de todos estes anos, estas palavras de tio Ambrósio ainda ecoam em meus ouvidos! 

“pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o “sim”. 2 Coríntios 1.20 

 

Escrito por Armin Gesswein 

Extraido de The Hour that Changes the World by Dick Eastman 

Tradução: Pr. Davi