PASSOS PARA A LIBERDADE EM CRISTO 7: FORTALEZAS E LIBERTAÇÃO

Encontrando a liberdade através da confissão dos hábitos pecaminosos

Hábitos pecaminosos podem ser sutis. Sutis a ponto de serem considerados normais, como se sempre tivessem feito parte da sua vida. Por isso, é possível que você não tenha consciência de que certos hábitos seus sejam hábitos pecaminosos, nocivos para você e para seu relacionamento com Deus. Por outro lado, também é possível que você tenha consciência de seus hábitos pecaminosos, mas não esteja conseguindo se libertar deles. Chamamos
estes aspectos, ou áreas, da sua vida onde você ainda não encontrou plena libertação em Cristo de “fortalezas”. Fortalezas são pontos de apoio usados por Satanás para manter você sob a influência e poder dele.
Para que você cresça na plenitude da alegria de Cristo é necessário que estas fortalezas sejam destruídas e o Diabo expulso. Normalmente você não conseguirá fazer isso sozinho; precisará da ajuda. Você precisará confessar seus pecados a alguém que esteja disposto e capacitado a ajudar você a encontrar a libertação. É o que recomenda a Palavra de Deus em Tg 5.16: “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros
para serem curados”. Muitas vezes, para encontrar a plena libertação de uma fortaleza, é necessário que haja acompanhamento e prestação de contas. Este é o caminho para a vitória! Decida caminhar nele.
Quem ouve a confissão tem um papel fundamental no processo de libertação. A ele cabe acompanhar bem de perto a pessoa que confessou seu pecado e está lutando para destruir uma fortaleza. Dependendo do tipo de fortaleza é necessário que haja prestação de contas diária, pelo menos por um período. A presença amiga, fraterna, comprometida e sensível de um “companheiro de luta” é fundamental para que a vitória seja alcançada. Deslizes
e recaídas podem acontecer. Portanto, o estímulo a perseverar é fundamental. Oração de intercessão, contatos e presença física são elementos imprescindíveis nesta batalha. Para quem confessa o seu pecado, este é certamente um desafio de humildade e confiança. Todavia, para quem ouve a confissão é um desafio de serviço, que requer respeito, sensibilidade, compaixão e, acima de tudo, o sólido compromisso do sigilo.
Se você quiser ser livre, o primeiro passo, portanto, é colocar-se diante de Deus com toda a humildade, sem resistências ou justificativas, pedindo ao Pai Celeste que revele a você as maneiras pelas quais você tem pecado. O segundo passo, talvez ainda mais desafiador, é a decisão de compartilhar suas descobertas no encontro. Lembre-se: este é o caminho da cura e da libertação proposto por Deus. Não se deixe enganar. Não há outro caminho.
Abaixo está uma lista de hábitos pecaminosos. Ela tem o propósito de auxiliar você a refletir, mas não se deixe limitar por ela. Convide o Espírito Santo a mostrar a você o que Deus está vendo.
( ) alcoolismo
( ) rebeldia
( ) falta de perdão
( ) pena de si mesmo
( ) impureza sexual
( ) internet
( ) adultério
( ) avareza
( ) procrastinação                                                                                                                                                                                    ( ) sensualismo
( ) inimizade
( ) fumo
( ) ciúmes
( ) incredulidade
( ) amargura/rancor
( ) explosões de raiva
( ) pornografia
( ) fantasias
( ) mentira
( ) desonestidade
( ) murmuração/crítica
( ) preguiça
( ) linguagem indecente
( ) aborto
( ) ódio
( ) consumismo
( ) má administração
( ) irresponsabilidade
( ) laço de alma
( ) inveja
( ) fofoca
( ) acomodação
( ) teimosia
( ) medo
( ) irritação/impaciência
( ) orgulho secreto
( ) egoísmo
( ) espírito vingativo
( ) ____________________
( ) ____________________
( ) ____________________
( ) ____________________

A Bíblia nos ensina que existem três partes essenciais em nós: nosso corpo, nossas emoções e nosso espírito. Há, porém, uma hierarquia estabelecida para que tenhamos uma vida saudável. Acima de tudo está o nosso espírito. É a conexão com Deus. A Bíblia nos ensina que, nós os que cremos, somos habitação de Deus (da Trindade). Uma vez sendo habitação de Deus e vivendo a vida de Cristo em nós, nossa emocionalidade é afetada, assim como nossa biologia, nosso corpo. Quando Deus rege a nossa vida as três áreas funcionam em sintonia e experimentamos saúde completa.
Nas pesquisas atuais na área da saúde, está crescendo a convicção de que todas as doenças têm origem espiritual. Portanto, para você que é nascido de novo é fundamental tomar consciência e posse de que Cristo vive em você       (Gl 2.20). Ele é a fonte para todas as mudanças necessárias para a sua vida plena. Ele é poderoso para executar o que é impossível para você. Deixe a vida de Cristo fluir em você. Invista tempo esta semana olhando para dentro de você e lembrando quem você é em Cristo. Lembre-se da sua identidade. A vida que você tem agora é a vida que Cristo trouxe para dentro de você. Explore e usufrua deste potencial. Jesus tem todo o poder para restaurar seu interior (seu espírito, suas emoções, sua vontade, sua mente…). Deus colocou à sua disposição as armas que são poderosas para destruir as fortalezas. A Bíblia diz que “As armas com as quais lutamos não são humanas; ao
contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas” (2 Co 10.4). Se, por um lado, a obra da salvação é instantânea. A santificação (cura da alma), por outro lado, é um processo que requer dedicação e disciplina. Leva tempo. A restauração oferecida não acontece num passe de mágica. Aliás, a oração não é mágica. A oração requer
o nosso comprometimento, nossa responsabilidade e nossa submissão ao agir de Deus. Portanto, a restauração que Deus opera em sua vida, requer a sua participação ativa. Faça a sua parte!
Neste processo de cura e libertação, algo muito importante é o tratamento dos relacionamentos.
Deus criou você um ser relacional. Por isso, a saúde dos seus relacionamentos é determinante para a sua saúde integral. Todos nós desenvolvemos “laços de alma”. Estes laços podem ser saudáveis ou nocivos (doentes). Para a sua saúde é fundamental que você consiga discernir os “laços de alma” saudáveis e os laços não saudáveis em sua vida. Faça uma lista dos mesmos. Agradeça pelos laços saudáveis e decida investir na sua manutenção e fortalecimento. Os “laços de alma” destrutivos identificados precisam ser rompidos e eliminados.
Nisto você mais uma vez vai precisar de ajuda.
Às vezes você pode não ter consciência de um “laço de alma” nocivo na sua vida.
Compartilhar acerca dos relacionamentos tidos no passado e suas influências prejudiciais sobre a sua vida ou sobre os seus relacionamentos atuais pode ser muito esclarecedor. Pais, irmãos de sangue, líderes diversos, amigos, inimigos, namorados/as, esposas, maridos, entre outros, são pessoas que exerceram ou exercem influência sobre a sua vida. Relacionamentos geram conexões que o tempo nem sempre apaga ou rompe.
Um relacionamento sexual gera um “laço de alma”, uma conexão, um vínculo com a outra pessoa. A realidade das duas pessoas passa a estar ligada e, portanto, compartilhada. É por isso que o sexo fora dos planos de Deus gera tanta doença e infelicidade. Existem inúmeros relatos acerca de conexões demoníacas, opressão, depressão, lascívia, fantasias e todo tipo de dificuldades por causa destas conexões geradas através de atos sexuais não aprovados por Deus. Por isso, é fundamental certificar-se que estes “laços de alma” destrutivos sejam rompidos e destruídos para que você experimente libertação e saúde. Isto acontece através da confissão e da renúncia. Uma vez feito isso, é necessário tomar posse do perdão e da consciência da destruição dos laços. Todavia, assim como numa cirurgia, a cura não é instantânea, é preciso acompanhar o processo desta cura e verificar sua restauração plena.
Para ajudar a você, eis algumas perguntas que poderão ser úteis:
1) Com quem você tem desenvolvido laços de alma que têm causado dificuldades?
2) Você gostaria de destruir estes laços ou quer continuar com estes relacionamentos?
3) Você tem relacionamentos que precisam ser curados? Dos quais você não gosta, despreza,
odeia, tem medo ou tem algum outro sentimento?
4) Existe algum relacionamento que você teve no passado que ainda machuca você hoje?
— Laços de alma podem permanecer mesmo depois da conversão. A salvação já é uma
realidade, mas a cura e a restauração é um processo em andamento. Este processo
de transformação a Bíblia chama de santificação.
— O caminho para a liberdade passa pelo arrependimento, confissão de pecado, renúncia
e quebra. Não existe atalho!