A Associação Missionária Evangélica foi criada em 28 de fevereiro de 2007 por membros, líderes e os pastores de uma igreja histórica da cidade de Lajeado, a IECLB. Em sua origem, a AME pretendia operar como um departamento desta comunidade, com o propósito de promover um envolvimento maior com a missão integral e com a pregação do evangelho. No entanto, após uma série de dificuldades com as lideranças da denominação à qual pertenciam, os pastores e um grupo de aproximadamente cem membros deixaram esta igreja e passaram a desenvolver um trabalho independente na cidade de Lajeado, sob a liderança do pastor Rudi Tünnermann. A AME foi oficialmente fundada como igreja em 13 de julho de 2007, data na qual realizou seu primeiro culto.

A AME começou sem local fixo para realizar os cultos e suas atividades. Os cultos foram celebrados provisoriamente em um CTG e depois no auditório de uma escola. Em setembro de 2007 passou a celebrar seus cultos e reuniões em um pavilhão alugado. Em 2008, a associação adquiriu um terreno de três hectares para a construção de sua sede. A construção da sede começou ao final de 2009. Em 10 de julho de 2011 a nova sede foi inaugurada e atualmente está em fase de conclusão.

Desde o seu início, a AME tem trabalho como uma igreja em células. Atualmente a AME possui em torno de 300 membros, com cerca de 30 células, pastoreadas por uma liderança em capacitação continua por meio de cursos e supervisão.

Hoje a AME possui 4 pastores de tempo integral. Rudi Tünnermann é o coordenador da equipe pastoral e pastor da AME desde sua fundação. Thales Schwingel foi contratado em 2011 e atua como pastor auxiliar, supervisor de células, pastor do ministério de adolescentes e jovens e pastor do ministério de louvor da AME. Carolina Schwingel foi contratada ao final de 2015 para assumir a coordenação do Ministério com Crianças. Davi Müller passou a integrar a equipe pastoral em janeiro de 2017 e atua especialmente como pastor de líderes de célula e coordenador do ministério de oração.