PROJETO PARA A MINHA VIDA

(MINHA VISÃO DE VIDA)

1
Extraído do livro “Fazendo Toda a Diferença – investindo sua vida em outras” de Ben Wong.
Publicado pelo Ministério Igreja em Células em 2009. Reimpressão 2011.

“Todavia, não me importo, nem considero a minha vida de valor algum para mim mesmo, se tão somente puder terminar a corrida e completar o ministério que o Senhor Jesus me confiou, de testemunhar do evangelho da graça de Deus.” (Paulo – Atos 20.24)

“Você não dizem: ‘Daqui a quatro meses haverá colheita?’ Eu lhes digo: ‘Abram os olhos e vejam os campos! Eles estão maduros para a colheita’.” (Jesus – João 4.35)

“No meu entendimento, um líder deve ter uma crença e uma filosofia central em seu interior, para poder julgar as questões importantes que surgirem. Se não tiver essa pedra fundamental na qual se firmar, as tempestades inesperadas que se levantarem o balançarão para todo lado como uma rolha no mar.” (James Callaghan – Ex-Primeiro Ministro Britânico)

Uma visão de vida poderá ser uma ferramenta poderosa para prover direcionamento e significado à sua vida. Ela poderá fazer três coisas por você:

1. Escrever uma visão de vida encorajará você a refletir profundamente e visualizar sua vida inteira. Fará com que
perceba aquilo que Deus quer que você faça com sua vida – seu chamado de vida. Capacita você a expandir sua perspectiva desde a sua vida presente até a sua vida futura e a examinar seus sentimentos e pensamentos mais secretos. Sua visão de vida revelará o que é realmente importante para você.

2. Escrever essa declaração imprimirá firmemente seus valores (ou os valores que você quer ter) e propósitos em sua mente. Esses valores e propósito se tornarão uma parte importante do seu processo de decisão, provendo-lhe direção e um senso de compromisso com os valores com os quais se comprometeu.

3. Conectar sua visão aos planos diários e semanais fará com que você obtenha um benefício direto e imediato. Isso manterá sua visão pessoal viva no seu dia a dia. Seguindo os próximos passos, você terá escrito um primeiro
rascunho de uma visão de vida que proverá inspiração, direção e orientação para a sua vida. Essa pode ser a primeira vez que escreverá o que está no íntimo do seu coração. Verbalizar é um processo muito importante. Ajudará você a clarear seus pensamentos. Não apresse esse processo; ao contrário, tome todo o tempo necessário e pense profundamente sobre as perguntas a seguir (O que você não puder preencher agora termine com tempo outra hora. Discuta o que escreveu com seu mentor e sua célula).

PRIMEIRO PASSO: IMPRESSÕES GERAIS

1. Você tem algum desejo ou desejos em seu íntimo para a sua vida? Você sente que Deus lhe deu alguma visão ou visões para a sua vida? Deus colocou alguma responsabilidade ou dever em seu coração que ele quer ver acontecer? Escreva-os.

2. Quais são as coisas que você lamentaria profundamente caso morresse sem tê-las realizado?

3. Sua igreja tem uma visão? Como essa visão tem influenciado a direção da sua vida?

4. Quem influenciou sua vida de forma expressiva para o bem?
Identifique uma pessoa que tem exercido (consciente ou inconscientemente) uma influência positiva em sua vida.

Liste as qualidades que você mais admira nessa pessoa:

 

SEGUNDO PASSO: DEFININDO O QUE VOCÊ QUER SER

No primeiro passo você escreveu suas impressões gerais. Agora vai organizá-las em duas categorias. É importante que você saiba o que quer fazer com sua vida, mas é ainda mais importante saber o que você gostaria de ser. A vida deve ser vivida de dentro para fora. Sem as qualidades interiores, você nunca realizará as tarefas exteriores. O poder
em nossa vida sempre se origina com o “ser”.

1. O quero fazer (experiências, realizações, tarefas):

2. O que quero ser (qualidades de caráter):

TERCEIRO PASSO: DEFININDO OS PAPÉIS DA SUA VIDA

Você vive sua vida desempenhando papéis. Esses papéis são as categorias da vida que escolheu implementar. Você pode ter papéis a desempenhar no trabalho, família, comunidade, igreja, como também em outras áreas da vida. Eles podem fornecer a você um esboço natural para ajudá-lo a definir o que quer ser.
Quando estiver enumerando seus papéis, é melhor você se imaginar no final da sua vida e enumerar os papéis que teria então, como também os papéis que tem agora. Exemplos de papéis que a pessoa pode ter: filho, marido, pai, líder de célula, gerente de departamento, membro da associação de moradores, amigo.
Enumere seus papéis nas caixas abaixo. Depois identifique uma pessoa chave para cada papel. Então, projete-se para o futuro, para o final da sua vida e escreva uma breve declaração descrevendo os sentimentos daquela pessoa ou pensamentos de como você gostaria de ser descrito nesse papel em particular.

Papéis:

Pessoa Chave:

Declaração:

 

QUARTO PASSO: ESCREVA UM RACUNHO DA SUA VISÃO DE VIDA (DECLARAÇÃO DE MISSÃO PESSOAL)

Seus papéis lhe darão uma figura mais precisa das qualidades de caráter que você gostaria de fortalecer ou adquirir. Agora escreva um rascunho da sua visão de vida. Leve esse rascunho com você e trabalhe nele, riscando, acrescentando e fazendo anotações.

QUINTO PASSO: REVISE CONTINUAMENTE

Coloque sua visão de vida em sua agenda ou diário. Retorne a ela frequentemente e ore a respeito. Use-a como base pela qual julgará decisões e ações. Reescreva-a periodicamente ou quando sentir que deve ser reescrita.