Melhor Do Que Uma Boa Resposta

 

Normalmente queremos respostas prontas para nossos problemas e dúvidas. Gostaríamos muito de que alguém aparecesse e nos dissesse o que fazer, como resolver, qual a solução… Em nosso relacionamento com Deus, também não é diferente. Muitas vezes oramos e esperamos por uma resposta clara, ou uma palavra diretiva. Mas nem sempre é assim que Deus age conosco.

 

Na Bíblia, vemos que muitas vezes ao invés de uma resposta o que Deus faz é uma pergunta. Responder às perguntas de Deus permite que sejamos sinceros, até mesmo, nos dando conta de coisas que não estavam claras para nós. Vejamos alguns casos.

 

Qual a primeira pergunta que aparece na Bíblia? “Adão, onde estás?” (Gênesis 3.9) Por que Deus faz esta pergunta? É claro que Deus sabia onde Adão estava. A questão é que Adão  estava cheio de medo, culpa e vergonha. Estava se escondendo porque sabia que havia errado. E nós, será que às vezes também não estamos nos escondendo de Deus? Em meio aos afazeres da vida e aos muitos compromissos, em meio ao cansaço e a falta de tempo para buscar a Deus, como temos respondido a pergunta: onde estás?”

 

Deus não chega condenando, nem criticando a Adão. Ele continua a fazer perguntas.”Você comeu do fruto do qual lhe proibi comer?” (Gênesis 3.11) Quando Deus nos faz uma pergunta não é porque ele não sabe a resposta. Ele está nos dando uma oportunidade de sermos sinceros com Ele e conosco mesmos. Ele está nos ajudando a pensar. Ele está nos dando a oportunidade de voltarmos a nos relacionar da maneira correta com ele. Mas as respostas que damos, revelam o que está em nosso coração. Adão responde a pergunta de Deus culpando a Eva e indiretamente ao próprio Deus pelo seu pecado. Você já imaginou quão diferente poderia ter sido o fim desta história se ele simplesmente tivesse reconhecido e confessado seu erro?

 

Deus faz muitas perguntas. Às vezes suas perguntas estão relacionadas à maneira com que nos relacionamos com outras pessoas. Para Caim, ele diz: “onde está o seu irmão Abel?” (Gênesis 4.9) A contra pergunta de Caim revela o seu coração “Acaso, sou o responsável pelo meu irmão?”

 

Outras vezes, as perguntas de Deus estão relacionadas às nossas emoções. Para Jonas ele pergunta: “Você tem alguma razão para estar tão furioso?” (Jonas 4.4,9) Estar furioso, irado, não é um sentimento do qual normalmente nos orgulhamos. Deus teve que perguntar mais de uma vez a Jonas sobre a sua fúria até que finalmente ele revelasse o que estava em seu coração.  Sim, Jonas tinha muitas razões para estar furioso. De fato, tinha vontade de matar alguém, nem que fosse ele mesmo… Provavelmente, esta já era uma fúria muito antiga, que estava oculta, até mesmo influenciando sua desobediência e fuga. Mas é só quando Jonas se permite expressar esta fúria perante Deus, revelando a verdade de seu coração, que Deus tem a oportunidade de lhe revelar o quão misericordioso é.

 

Em minha opinião, uma das perguntas mais importantes do Antigo Testamento foi a que Deus fez ao profeta Isaías “Quem enviarei? Quem há de ir por nós?” (Isaías 6.8) É uma pergunta que continua ecoando através dos séculos. Quem se disporá a ser mensageiro do Senhor? Mais tarde Jesus ensinou “a colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam insistentemente ao Senhor da plantação, para que mande trabalhadores à sua colheita.” E você, em algum momento já ouviu Deus lhe fazendo esta pergunta? Se sim, meu desejo é que possa responder como o profeta Isaías “Eis-me aqui. Envia-me!”

 

Também Jesus fez inúmeras perguntas.Você consegue se lembrar de algumas? Para refrescar sua memória, aí vão algumas delas:

“o que queres que eu te faça?” (Marcos 10.51)

“e vocês… quem vocês dizem que eu sou?” (Mateus 16.15)

“você me ama?” (João 21.16)

“Isto os escandaliza?” (João 6.61)

“Vocês também não querem ir (deixar de seguir-me)?” (João 6.66-67)

“Quando o filho do homem vier, encontrará fé na terra?” (Lucas 18.8)

“Será que vocês ainda não conseguem entender?” (Mateus 15.16)

“Quantos pães vocês têm?” (Mateus 15.34)

 

Cada uma delas esperava uma resposta sincera e autêntica. Cada uma delas era uma oportunidade para colocar o relacionamento com Deus “nos eixos” novamente. Cada uma delas era uma janela que se abria para que a pessoa pudesse ter uma nova revelação sobre si, e mais especialmente, sobre Deus. As perguntas que Deus Pai e que Jesus fizeram encontravam as pessoas alí onde elas estavam, lhes dando a oportunidade de subir a um novo patamar. Algumas pessoas responderam de tal forma que tiveram suas vidas transformadas e impulsionadas, outras, continuaram no mesmo “lenga lenga”.

 

E você? Será que Deus está lhe fazendo alguma pergunta? Como você tem respondido?