PASTOREIO DA LIDERANÇA DE CÉLULAS – JUNHO 2018

ENSINO DE JESUS AOS SEUS DISCÍPULOS NO SERMÃO DO MONTE (Mt 5-7)

— Princípios práticos para o pastoreio de pessoas —

(P. Rudi Tünnermann)

Estes princípios foram elaborados fazendo uma leitura reversa do Sermão (de trás para frente). Começando pelo alicerce ou o fundamento. Cada ensino foi condensado numa afirmação, para facilitar a compreensão.

  1. Saber não é suficiente! É preciso colocar em prática o ensino de Jesus. Este é o segredo de uma vida e de uma célula contagiante (Mt 7.24-29).
  2. O estilo de vida – o fruto – dá visibilidade para a fé! Observar a vida de alguém ajuda a discernir os valores e princípios que orientam aquela pessoa. Discernir com quem se está lidando é fundamental (Mt 7.15-23).
  3. A porta indica o ponto de decisão: a decisão é livre e é pessoal. A porta define o tipo de caminho escolhido e as suas consequências. A porta é real! É concreta! É decisiva! É determinante para a vida agora e eterna (Mt 7.13-14).
  4. A provisão de Deus para os seus filhos é uma promessa assegurada por Jesus! A confiança nessa promessa determina o nível da nossa dependência de Deus e o modo como enfrentamos nossas necessidades e dificuldades (Mt 7.7-12).
  5. O julgamento dos outros não nos é permitido, pois devemos preocupar-nos com o nosso modo de viver. No entanto, o diagnóstico correto do tipo de pessoa com a qual estamos envolvidos é requerido de nós, para que possamos administrar e distribuir adequadamente as preciosidades das quais somos portadores e detentores (Mt 7.1-7).
  6. O nosso foco deve estar no lugar certo, para que não percamos a recompensa de Deus e não deixemos de usufruir da provisão de Deus (Mt 6.1-34)!
    1. A prática da fé deve ter como foco a Deus e não impressionar as pessoas (Mt 6.1-18).
    2. Aquilo que for o mais importante, a sua prioridade, vai capturar o seu coração! E será nisso que você investirá suas energias e também será nisso que estarão centradas as suas preocupações (Mt 6.19-34).
  7. A ética do reino têm em vista as pessoas do mundo e a transformação do mundo! Por isso, os discípulos são o sal e a luz do mundo (Mt 5.13-48).
    1. Os princípios da ética do Reino:
      1. As ações devem ser boas, devem ser realizadas no mundo e apontar para Deus, para que este receba o reconhecimento, a glória.
      2. As boas ações são exigências de Deus, que continuam em vigor para os seus filhos.
      3. As boas ações devem ser realizadas por nós, conforme o sentido pleno que Jesus deu àquilo que Deus já havia dito no passado.
    2. Os parâmetros para a ética do Reino:
      1. Os parâmetros para a prática das boas ações encontram-se no modo como Deus age, exemplificado por Jesus.
  8. A experiência pessoal daquilo que Jesus ensinou e a sua compreensão (as bem-aventuranças) é possível apenas para aqueles que decidiram viver segundo o ensino de Jesus.